Notícias

Conheça a Caravana da Sociologia da Fundaj

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A Fundação Joaquim Nabuco começou, a partir desse ano, seu primeiro projeto de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio, o Pibic Junior. Iniciada em março deste ano, a iniciativa agora conecta a Fundaj, já reconhecida pelos seus bolsistas de Iniciação Científica em cursos de graduação, à Educação Básica, oferecendo dez bolsas Pibic Junior.

 A SBPC Pernambuco está apoiando a divulgação da Caravana da Sociologia da Fundaj.

O projeto é intitulado Caravana da Sociologia atua em duas escolas da rede pública estadual de Pernambuco, a Escola de Referência Santa Paula Frassinetti (localizada no bairro do Espinheiro, Recife) e a Escola Estadual Major Lélio (localizada em Aldeia, Camaragibe).

O programa tem como objetivo desenvolver novas formas de abordar os temas da Sociologia como componente curricular na Educação Básica.

Em seu primeiro ano de atividades, a Caravana da Sociologia dedica-se ao tema das Desigualdades Sociais, procurando, com diferentes recursos didático-pedagógicos, estimular professores e estudantes a valorizarem o pensamento crítico diante das suas realidades.

A escolha do tema foi realizada em conjunto entre orientadores e bolsistas tendo como ponto de partida a escrita de uma autobiografia e discussões sobre as inquietações presentes no cotidiano de cada um.

O objetivo da ação é desenvolver trabalhos interdisciplinares com a participação dos integrantes da Fundaj e levá-los para dentro das escolas de ensino médio de Pernambuco de modo a envolver toda a comunidade escolar em discussões pertinentes às Ciências Sociais. Com isso, buscam desenvolver novas formas de abordar os temas das Ciências Sociais como componente curricular na Educação Básica, trabalhando diferentes recursos didático pedagógicos para estimular docentes e discentes a valorizarem o pensamento crítico diante das suas realidades.

Participam do projeto como orientadores os pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco e como bolsistas alunos da comunidade escolar do Ensino Médio em Pernambuco.

O PIBIC/Fundaj e comissão específica, realizaram, através do histórico escolar, a seleção dos dez estudantes do Ensino Médio da rede pública de educação, que participam do projeto Caravana da Sociologia e recebem bolsa do CNPq.

As pesquisas serão apresentadas em dez escolas da rede estadual de ensino, bem como na sede da Fundaj, em Casa Forte, afim de estimular o estudo da Sociologia e aguçar a curiosidade para projetos na área.

Por onde a Caravana da Sociologia passar terá como função estimular a realização da atividade pela própria comunidade escolar, buscando integrá-la ao plano pedagógico da escola e ao seu calendário anual de eventos.

 para mais informações: https://caravanadasociologiafundaj.wordpress.com/

http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5596:caravana-da-sociologia-fundaj-inicia-projeto-pibic-com-escolas-de-ensino-medio&catid=44:sala-de-impressa&Itemid=183

http://www.fundaj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5474:projeto-caravana-da-sociologia&catid=44:sala-de-impressa&Itemid=183

 

Sobre a SBPC-PE

Somos uma Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil e sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico, tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Projetos e Parcerias