Notícias

Pela primeira vez no Hemisfério Sul se comemora o dia do Pi (3,14...)

Avaliação do Usuário

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

 

 14 de março ou 14/3 (“3/14” nos países que usam a notação mês/dia) foi escolhido para celebrar do dia do número PI por causa dos seus 3 primeiros dígitos (3,14). Ele é o resultado da divisão da circunferência de um círculo pelo seu diâmetro. A conta dá sempre a dízima, que começa com 3,1415927 e que até hoje não foi completamente revelado, mesmo com a utilização de super-computadores para realizar o cálculo. O valor poderia ter trilhões de dígitos.

 

A Comemoração ocorreu dia 14 de Março de 2017 na sede da SBPC regional Recife e contou com a presença de representantes da SBPC UFRPE, UFPE, UPE e Alepe.

 

Curiosidades do PI:

  • É um numero irracional e é uma das constantes matemáticas mais importante e é empregado frequentemente na matemática, física e engenharia.

  • O valor de pi, com 10 casas decimais é suficiente para a maioria das "aplicações" práticas. Não se conhece um único caso, de uma situação prática que requeira o uso de Pi com mais de 100 casas decimais.

  • Em 2010, um executivo japonês com um computador construido em casa, calculou o valor do conceito matemático Pi com 5 trilhões de casas decimais e estabeleceu um novo record mundial.

  • O cálculo de PI com milhões de casa decimais é usado para testes em computadores e programas(Hardware e software). Uma diferença em um dos algarismos, indica falha nas arquiteturas.

  • Na Grécia Antiga o símbolo do PI era usado para o numero 80.

  • Na Holanda, o matemático Ludolph Van Ceulen (1539-1610) determinou as primeiras 20 casas decimais do número PI no livro Van den Circkel em 1596 e, anos mais tarde, expandiu seu conhecimento para 35 casas decimais. O curioso é que em sua lápide foi gravado o número com 35 casas decimais! Até hoje na Alemanha o número é chamado de Número de Ludolph.

  • 14 de março, dia do PI, também é o dia do nascimento do físico alemão Albert Einstein.

 

 

Sobre a SBPC-PE

Somos uma Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil e sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico, tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Últimas notícias

Projetos e Parcerias