Diretoria da SBPC-PE

Secretaria Regional Pernambuco

A SBPC tem sua sede em São Paulo e, em todas as regiões do Brasil, existem representações da Sociedade através de suas Secretarias Regionais. Conta ainda com aproximadamente cem sociedades científicas associadas e mais de seis mil sócios ativos. Em Pernambuco a Sociedade é dirigida pela Diretoria a seguir:

Secretário Regional

Marcos Antonio Ramos Pereira de Lucena

Bacharel em Física pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, (1994), Mestre em Física pela UFPE, (1996) e Doutor em Física pela UFPE, (2002). Foi Professor de Física na UFPE, (1997 – 1998); e Professor de Física na Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, (2003 – 2004); e Bolsista DCR, Nível 1E, executando Projeto Aprovado na área de Bio e Nanomagnetismo, Polímeros Condutores, e Tecnologias Médicas, na Universidade Católica de Pernambuco, UNICAP, (2004 - 2005). Foi Membro da Comissão Organizadora do Projeto “O Ano Mundial da Física”, MCTI/SBF, (2005); e Co-Orientou Bolsistas de IC, (2004-2005).

Atualmente é Pesquisador Associado em CT&I da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), tem experiência na área de Física Teórica e Experimental, com ênfase em Física da Matéria Condensada, nos temas de Bio/Nanotecnologia, Spintrônica, Filmes e Multicamadas Magnéticas Acopladas, Física Interface e de Superfícies, Exchange Bias, Materiais e Propriedades Magnéticas, Espalhamento Brillouin, Ressonância Ferromagnética (FMR), Magnetometria Kerr, Microscopia. Tem se dedicado também a Políticas Públicas em CT&I, Dinâmica sócioeducacional (Sociophysics), e Difusão/Popularização Científica. Autor de vários Artigos Científicos em importantes Revistas Nacionais e Internacionais.

Tem participado de Projetos de Pesquisa Institucionais. Possui várias participações em Congressos, Mesas Redondas, e Conferências. Foi Coordenador das SNCTs de 2007 a 2014, onde atuou no crescimento das atividades intra/inter institucionais, decisivas para
o recebimento do 32º Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica, pela FUNDAJ, (2012). Foi Coordenador de vários Encontros de Software Livre; Foi Membro do Comitê Científico e Coordenador de Eixo de Ciência e tecnologia de vários Encontros de Pesquisa Educacional de Pernambuco (EPEPE); e Membro do Comitê Gestor de EAD da FUNDAJ; e Membro da Comissão de Pesquisa da FUNDAJ, março de 2011 a junho de 2012; Membro da Comissão Julgadora da 15ª Jornada de IC PIBIC/FACEPE/CNPq, (2011).

Atualmente é Vice-Coordenador da Coordenação Geral de Pós-Graduação (Coordenação Geral de Estudos em Ciência, Tecnologia e Inovação) da FUNDAJ; Membro do Comitê do Programa de Bolsas de IC, PIBIC/CNPq/FUNDAJ; Revisor de Periódico; Consultor Ad Hoc de Orgão de Fomento a Pesquisa; Membro da Comissão Organizadora dos 25 Anos da FACEPE; Membro da Diretoria da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) Regional PE, desde julho de 2013.

Secretária Regional Adjunta

Rejane Mansur Nogueira


A Dra. Rejane Jurema Mansur Custódio Nogueira, é professora titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco, coordena o Laboratório de Fisiologia Vegetal e é Bolsista de Produtividade em Pesquisa I pelo CNPq. É doutora em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos, mestre em Botânica pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e graduada em Ciências Biológicas pela mesma instituição.

Iniciou sua atividade de docência em 1980 na UFRPE. Entre 1987 e 1993, dedicou-se às atividades administrativas nesta mesma instituição, especialmente nas Pró-Reitorias de Atividades de Extensão e de Pesquisa e Pós-Graduação, atuando nos cargos de Coordenadora de Educação Continuada, Coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Cientifica PIBIC/CNPq/UFRPE, Coordenadora de Assuntos Internacionais e Programas Especiais, Coordenadora do Programa Especial de Treinamento - PET/CAPES/UFRPE e também tutora do Programa Especial de Treinamentos PET do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas, bem como Coordenadora dos Programas de Pós-graduação da UFRPE. Foi coordenadora do curso de Aperfeiçoamento “Processo Formador em Educação Ambiental a Distância” /MEC/UAB/CAPES/SEDUC. Atuou como articuladora e coordenadora de workshop e oficinas sobre a Política de C, T & I da SECTMA (Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente) do Governo do Estado de Pernambuco. É consultora Ad Hoc de periódicos.

Presidiu o X Congresso de Fisiologia Vegetal e o XII Congresso Latino Americano de Fisiologia Vegetal, em 2005, em Recife. Foi eleita Secretária Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em Pernambuco, para o período de 2011 a 2013 e reeleita para o biênio de 2013 a 2015. Participou da organização da 65ª Reunião Anual da SBPC em Pernambuco, em 2013 e Coordenou a SBPC Educação, na capital e cidades do interior do Estado, no mesmo ano. Recebeu o Prêmio de Mérito Científico da Secretaria de Ciência e Tecnologia pelos serviços prestados ao Estado de Pernambuco, na área de Ciência e Tecnologia. Atualmente é Presidente da Comissão organizadora dos 25 Anos da FACEPE e Membro do Comitê de busca do “Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico”, da FACEPE, além de membro titular de outros Conselhos de instituições públicas e privadas.




Sobre a SBPC-PE

Somos uma Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil e sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico, tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Últimas notícias

Projetos e Parcerias