Diretoria da SBPC-PE

Secretaria Regional Pernambuco


Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

Sediada em São Paulo, a SBPC está presente nos demais estados brasileiros por meio de 20 Secretarias Regionais. Representa 142 sociedades científicas associadas e mais de 5 mil sócios ativos, entre pesquisadores, docentes, estudantes e cidadãos brasileiros interessados em ciência e tecnologia.

Pernambuco tem uma das mais antigas Secretarias Regionais, tendo iniciado suas atividades em 1961, com o Secretário Frederico Simões Barbosa, que foi uma das figuras mais notáveis da epidemiologia e da saúde pública no Brasil.

Atualmente foram eleitas e tomaram posse na 71a Reunião Anual da SBPC, realizada em Campo Grande, no dia 25 de julho a Secretária Regional Maria do Carmo Figueredo Soares e Secretária Adjunta Marília Regina Costa Castro

Image

SECRETÁRIA REGIONAL - MARIA DO CARMO FIQUEREDO SOARES

Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1985), mestrado em Produção Aquática pela Universidade Federal da Bahia (1989) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atuou nas Universidades Federal do Amazonas (1990-2000) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001-2019). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca, com ênfase em Piscicultura Continental, principalmente nos seguintes temas: piscicultura, engenharia de pesca, ensino, pesquisa e extensão em Aquicultura e Recursos Pesqueiros. 

Consultora ad hoc da FACEPE, da FABESP, da FUNDECT, da FAPEAM, da EMBRAPA. Revisora dos periódicos: Boletim do Instituto de Pesca, Boletim Técnico do CEPTA, Revista Brasileira de Agrociências, Revista Brasileira de Ciências Agrárias, Acta Scientarium Biological Sciences, Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal e Revista Pesquisa Agropecuária Brasileira. Parecerista da Avaliação de Programas PET junto a CAPES e ao MEC/SEsu, de Cursos Superiores junto ao INEP e ao Guia do Estudante, da Editora Abril. Implantou o PET do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal do Amazonas, tendo permanecido na tutoria de 1992 a 1996. Foi tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia de Pesca da UFRPE de 2001 a 2011. 

Dedicou-se a atividades administrativas da UFAM e da UFRPE, tendo sido chefe do Departamento de Produção Animal e Vegetal (DPAV) da Faculdade de Ciências Agrarias da UFAM no biênio 1992-1993, Coordenadora Geral dos Programas PET da UFAM (1993-1994), Coordenadora de Planejamento de Ensino na Pró-Reitoria de Graduação da UFRPE (2001-2004), Interlocutora do Programa Especial de Treinamento (PET) da UFRPE (2002-2004). Coordenou o Laboratório de Aquicultura Prof. Johei Koike da UFRPE de 2002-2018. Conselheira da SBPC, Área B (AL, BA, CE, PB, PE, PI, RN e SE) gestão 2015-2019. Membro do Conselho de Representante da ADUFERPE pelo Departamento de Pesca e Aquicultura para o Biênio 2015/2017 e Biênio 2018/2020. 

Atualmente é professora Associada IV, aposentada pela Portaria N. 103, de 23/01/2019. Encontra-se atuando em dois projetos de extensão vinculados a UFRPE e FACEPE respectivamente e na organização e participação de eventos na UFPE e outros locais.
Image

SECRETÁRIA ADJUNTA - MARÍLIA REGINA COSTA CASTRO

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1999), graduação em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2001), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2002) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2008). Possui Pós-doutorado pela Technische Universität Berlin-Alemanha, na área de Tecnologias Ambientais e Gestão de Recursos Hídricos (2013). 

É professora da carreira EBTT do Instituto Federal de Pernambuco - IFPE desde 2007, lecionando disciplinas nos cursos de Graduação e Pós-graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental. Atualmente é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental do IFPE (Mestrado). É sócia da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência -SBPC e da Internacional Water Association (IWA). Membro titular do Conselho Gestor do Refúgio de Vida Silvestre do Engenho Uchoa-Pernambuco. 

Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, Agrícola e Ambiental, com ênfase em Gestão e qualidade ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: vinhaça, solo, resíduos no solo, recursos hídricos, águas subterrâneas, agrotóxicos e sistemas de gestão ambiental. 

Participou como membro da Equipe Científica do projeto Finep para construção do Centro de Pesquisa do IFPE/Campus Recife, Chamada Pública MCT/Finep/CT-Infra-Proinfra01/2009, e é sua atual Coordenadora. 

No Mestrado Profissional em Gestão Ambiental orientou sete dissertações e co-orientou nove. No Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da UFPE co-orientou uma dissertação e duas teses e no Programa de Ciências Florestais da UFRPE uma tese. Na Iniciação Científica orientou 10 trabalhos (bolsistas CNPq e do IFPE), na Iniciação a Extensão e outras modalidades 17 trabalhos (bolsistas IFPE), 16 trabalhos de conclusão do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental e cinco trabalhos na Especialização em Gestão Pública do IFPE. 

Desempenhou funções administrativas como Coordenadora de Pesquisa do IFPE Campus Recife, Coordenadora do Curso de graduação em Tecnologia de Gestão Ambiental, Vice-coordenadora do seu Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA) e foi Pró-reitora de Extensão do IFPE. Presidiu a Comissão de criação do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental do IFPE-Campus Recife. Atualmente preside a Comissão de estruturação do curso de Engenharia Ambiental do IFPE Campus Recife e compõe a Comissão de criação do Doutorado Profissional em Gestão Ambiental do PPGA-IFPE. 

Lidera o Grupo de Pesquisa Tecnologia Ambiental e Bioprocessos e coordena o Laboratório de mesmo nome, localizado no Centro de Pesquisa do IFPE. Coordena projetos de pesquisa e extensão e participa como colaboradora de outros em parceria com a UFPE (Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil), UFRPE (Programa de Pós-graduação em Ciências Florestais), participa dos programas institucionais de Iniciação Científica, Iniciação a Extensão, Iniciação Tecnológica, Incentivo Acadêmico -BIA/FACEPE, monitoria e Estágio de Docência. 

Atua como revisora de trabalhos científicos e é editora do periódico Coleção Interdisciplinar Meio Ambiente e Sustentabilidade-CIMAS vinculado ao Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental do IFPE. É consultora da fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Pernambuco-FACEPE. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do Programa Institucional do IFPE e membro suplente da SBPC no Conselho Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco-CONSEMA.

Sobre a SBPC-PE

Somos uma Secretaria Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entidade civil e sem fins lucrativos voltada para a defesa do avanço científico, tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Últimas notícias

© 2016 SPBC Regional Pernambuco. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Dev3code

Search